| Tecnologia ,Vídeo
As TVs certificadas terão quatro vezes mais pixels do que as TVs 4K padrão, oferecendo uma clareza surpreendentemente realista

A 8K Association, o principal grupo interindustrial que promove crescimento e harmonização em todo o ecossistema 8K, lançou um programa de certificação para televisores 8K que atendem aos exigentes requisitos estabelecidos pela associação.

As TVs certificadas apresentarão quatro vezes mais pixels do que as TVs 4K padrão, oferecendo uma clareza incrivelmente realista e oferecem contraste e cores excepcionais para desempenho de alta faixa dinâmica. As empresas membros da 8K Association podem promover TVs 8K certificadas depois que os critérios de desempenho de cada modelo de televisão são validados por um gerente de programa de certificação independente.

Sob esse programa de certificação para TVs 8K, as marcas de TV podem exibir o logotipo da 8K Association Certified para os consumidores para demonstrar as características de alto desempenho verificadas de cada modelo de TV.

A 8K Association espera que muitas das principais marcas de televisão lancem televisores com a certificação 8KA em 2020 e usem o logotipo 8KA Certified em sua comercialização.

Até 2020, a Associação 8K planeja aumentar suas atividades de educação e cooperação com a indústria. Com um forte crescimento no número de empresas que representam todas as partes do ecossistema 8K, o 8KA planeja uma série de iniciativas este ano para incentivar o crescimento contínuo e o conhecimento do caminho 8K.

Além do programa de certificação, a Associação 8K expandirá a atividade promocional para a indústria 8K, criando demonstrações de ponta que mostram a natureza madura dos produtos 8K, fluxos de trabalho de produção, opções de entrega e dispositivos de exibição. Por outro lado, planeja facilitar a adoção de tecnologias de streaming 8K de maior eficiência.

A Associação 8K agora tem 5 dos principais fabricantes de painéis do mundo como membros. De acordo com as estimativas da Associação 8K, esses cinco principais fornecedores representam mais de 70% da capacidade de fabricação de painéis de TV globais em 2019. Com um suporte tão forte à tecnologia de resolução 8K entre a maioria dos fabricantes de painéis, o impulso por trás do crescimento das telas 8K continuará aumentando no próximo ano, garantindo que mais consumidores possam aproveitar os benefícios de desempenho de uma TV 8K em sua casa em 2020.

Olhando para o futuro, a 8KA espera que a adoção do 8K na criação, distribuição e penetração de conteúdo em casa siga um padrão de crescimento semelhante ao rápido sucesso da adoção do 4K nos últimos anos.

Phillip Holland, um renomado pioneiro da cinematografia 8K, sobre o programa de certificação comentou que “como criador de conteúdo e cineasta, é um prazer proporcionar entretenimento com padrões visuais tão altos para os espectadores em todo o mundo. O 8K é muito mais do que uma resolução, trata-se de criar um meio de exibição de alta qualidade para apresentar o conteúdo da melhor maneira possível. Agora, com o programa do logotipo 8K certificado pela associação, os espectadores podem ver facilmente se estão assistindo a uma TV que pode oferecer com precisão esse conteúdo de 8K de alta qualidade”.

Fonte: www.panoramaaudiovisual.com.br